Importância das empresas de pequena e micro dimensão em termos de investimento e criação de emprego no setor do turismo no período de 1994-2006

  • Rui Costa Universidade de Aveiro
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Pequenas e micro empresas, Subsetores do turismo, Investimento privado, Financiamento

Resumo

O setor do Turismo constitui-se como um dos principais motores de crescimento e desenvolvimento para a economia de vários países, sendo considerado como um setor estratégico e fundamental para a resolução de problemas como o défice da balança de pagamentos e a criação de emprego.
O setor privado desempenha um papel central no turismo, dado que é responsável pelo fornecimento da maior parte dos serviços e atividades de turismo, realizando a maior parte do investimento, contribuindo para a dinamização e modernização regional e local e impulsionando o investimento em infraestruturas básicas de apoio ao desenvolvimento do turismo ao nível regional e local.
Contudo, o setor do turismo, apesar da enorme vitalidade e dinâmica da sua estrutura empresarial, esta é constituída maioritariamente por empresas de pequena e micro dimensão, o que, dada a sua reduzida dimensão e estrutura familiar, apresentam algumas fragilidades em termos de investimento e financiamento, que as inibe de crescer e se desenvolver.
Nesse sentido, é fundamental analisar de uma forma rigorosa quais as potencialidades efetivas das empresas de pequena e micro dimensão, na criação de condições para o crescimento e desenvolvimento do turismo ao nível regional e local.

 

Publicado
2013-01-01
Como Citar
Costa, R., & Costa, C. (2013). Importância das empresas de pequena e micro dimensão em termos de investimento e criação de emprego no setor do turismo no período de 1994-2006. Revista Turismo & Desenvolvimento, (19), 85-98. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i19.12535
Secção
Artigos