Modelação da procura turística em Portugal: A metodologia Box-Jenkins, os modelos Naïf e o modelo de alisamento exponencial

  • Ana Cristina Marques Daniel Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda
  • Paulo Manuel Marques Rodrigues Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Box-Jenkins, Naïf, Alisamento exponencial, Procura turística, Portugal

Resumo

Este artigo modela a procura turística em Portugal e analisa a precisão das previsões de vários modelos univariados – a metodologia de Box-Jenkins (1976), os modelos Naïf, e o modelo de alisamento exponencial. Como medida de procura turística optou-se pelo número de dormidas mensais nos estabelecimentos hoteleiros, tendo-se
considerado as primeiras observações (de Janeiro de 1979 a Dezembro de 2005) para estimar os modelos, e as restantes (de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2009) para analisar o desempenho de previsão dos modelos. 

Com exceção de Portugal, país para o qual o modelo de alisamento exponencial apresentou melhores resultados, para
todos os outros países foram os SARIMA de Box-Jenkins que se destacaram enquanto modelos de previsão, o que nos permitiu afirmar que a complexidade dos modelos pode produzir melhores resultados no desempenho da previsão. Em termos de resultados deste estudo foi também reconhecida a superioridade dos modelos Naïf quando se consideram os valores homólogos dos períodos anteriores, se comparados com os modelos Naïf dos períodos imediatamente anteriores, resultados que vêm mais uma vez reforçar o peso da sazonalidade no sector do turismo.

 

 

Publicado
2013-01-01
Como Citar
Daniel, A. C. M., & Rodrigues, P. M. M. (2013). Modelação da procura turística em Portugal: A metodologia Box-Jenkins, os modelos Naïf e o modelo de alisamento exponencial. Revista Turismo & Desenvolvimento, (19), 41-52. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i19.12513
Secção
Artigos