Turismo interno: A conceptualização e a cobertura estatística

  • José Sancho Silva Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Palavras-chave: Turismo interno, Estatísticas, Medição, Conceitos

Resumo

O presente artigo visa uma abordagem aos aspetos conceptuais que envolvem a delimitação do fenómeno turístico, com especial incidência nas particularidades que distinguem o turismo interno.
Pretende-se igualmente demonstrar que os eventuais progressos na definição da abrangência do turismo interno, contribuem para um conhecimento mais adequado desta forma de turismo, com todas as vantagens daí decorrentes. Por outro lado, a maior precisão na perspetiva conceptual implica a existência de uma cobertura estatística em conformidade, o que pressupõe a capacidade de operacionalizar os instrumentos adequados para o efeito. Neste sentido, constitui igualmente um objetivo deste artigo garantir a sistematização dos instrumentos estatísticos que se perfilam como indispensáveis à caracterização do turismo interno, enfatizando-se igualmente os desafios e os condicionalismos associados.

 

Publicado
2013-01-01
Como Citar
Silva, J. S. (2013). Turismo interno: A conceptualização e a cobertura estatística. Revista Turismo & Desenvolvimento, (20), 151-165. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i20.12503
Secção
Artigos