O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar

  • Kerley dos Santos Alves Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Palavras-chave: Turismo, Educação, Perceção, Ouro Preto, Património

Resumo

Este trabalho é o resultado das experiências vivenciadas durante as etapas do Projeto ‘Turismo pedagógico: uma porta aberta para a educação inclusiva’1, do Departamento de Turismo, desenvolvido junto à Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal de Ouro Preto. Entre os objetivos do projeto, destaca-se a oferta de roteiros sensoriais interpretativos por percursos da vida quotidiana e modalidades diferenciadas de perceção e interpretação do património, visando sensibilizar estudantes para a necessidade da sua corresponsabilidade pela preservação da paisagem cultural, vivenciando detalhes da alma dos lugares, geralmente tornados ‘invisíveis’ no meio da rotina e do tempo urbanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória baseada na explanação espacial, pesquisa-intervenção e o estudo do meio. Para tanto, o projeto utilizou oficinas e roteiros semiestruturados, com datas e grupos pré-estabelecidos. Como resultados, propiciou o reconhecimento e a revalorização sociocultural e espacial da Cidade Património Cultural da Humanidade, com forte incidência sobre o exercício pleno da cidadania.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Alves, K. dos S. (2014). O turismo pedagógico como indutor de lugares identitários para reconhecer, interpretar e preservar. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 483-491. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12437
Secção
Novas formas de turismo