Film-induced tourism: the case of Portugal

  • Susan Belinda Carvalho Universidade de Aveiro
  • Armando Luís Lima de Campos Vieira Universidade de Aveiro
  • Alcina Maria Pereira de Sousa Universidade da Madeira
Palavras-chave: Cineturismo, Marketing de destinos, Associações de promoção turística, Film commissions, Estratégias de marketing do destino

Resumo

Este artigo aborda o tema do cineturismo em Portugal pela perspetiva das associações de promoção turística portuguesas. Dada a escassez de investigação sobre cineturismo em Portugal, devido à novidade do tema, foi desenvolvida investigação primária através de inquéritos por questionário, estudos de caso e entrevistas. A investigação primária conduzida concluiu que Portugal detém todos os recursos e atributos necessários para desenvolver o cineturismo, no entanto as associações de promoção turística e as film commissions necessitam de trabalhar em conjunto para garantir que os filmes são promovidos de uma forma que pode ser benéfica para o setor do turismo e para a indústria do cinema.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Carvalho, S. B., Vieira, A. L. L. de C., & Sousa, A. M. P. de. (2014). Film-induced tourism: the case of Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 469-482. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12435
Secção
Novas formas de turismo