Territórios criativos e suas relações com o turismo

  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa
  • Mary Sandra Guerra Ashton Universidade Feevale do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Turismo criativo, Economia de experiências, Capital social

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar de que forma as noções de território, economia criativa e cidade criativa contribuem para a compreensão da constituição de territórios criativos no contexto do turismo. O método bibliográfico foi empregado a partir da premissa de que o desenvolvimento sustentável do turismo tem sido cada vez mais alinhado aos elementos culturais e à criatividade na contemporaneidade. Como resultados, observou‑se que é possível identificar níveis distintos de territórios criativos no contexto do turismo que podem (co)existir numa cidade ou num aglomerado de municípios. Isto permite uma compreensão mais ampla do processo de constituição de possíveis territórios turísticos criativos, algo importante para a gestão do turismo e de destinos.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Emmendoerfer, M. L., & Ashton, M. S. G. (2014). Territórios criativos e suas relações com o turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 459-468. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12433
Secção
Novas formas de turismo