Sairmais.com, a new web 2.0 portal for tourism information with a recommender system

  • Armando Vieira Universidade de Coimbra
  • Rita Lavos Escola Superior de Educação de Leiria
Palavras-chave: Sistemas de recomendação, Web 2.0, Redes sociais, Personalização, Inteligência artificial, Folksonomies, Sairmais.com

Resumo

Um dos maiores problemas da Internet é o excesso de informação e a falta de personalização. Estes problemas são particularmente graves no sector do turismo e das reservas online. A Web 2.0, ou Web social, tem a capacidade de resolver estas dificuldades através da filtragem da informação numa rede de conexões fiáveis centradas no utilizador. Neste trabalho apresentamos um portal Web 2.0 para o turismo desenvolvido com base neste conceito de personalização onde o utilizador desempenha um papel decisivo. Toda a informação é filtrada através de uma rede social de recomendações. Finalmente é explicado o sistema de recomendação implementado no sairmais.com.
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Vieira, A., & Lavos, R. (2010). Sairmais.com, a new web 2.0 portal for tourism information with a recommender system. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 895-904. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12421
Secção
E-Business, TICs e Distribuição