Agências de viagens do futuro: um arquétipo para Portugal

  • Josefina Salvado Universidade de Aveiro
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Distribuição turística, Agências de viagens, TRS – travel recommender systems

Resumo

A distribuição turística reconhece nos drivers da economia digital um efeito incentivador da produtividade e da rendibilidade, conduzindo a vantagens competitivas sustentáveis. O grande poder da Internet e a desregulamentação de alguns sectores económicos, veio revolucionar os conceitos de negócio, os processos organizacionais e sobretudo a gestão das cadeias de valor e de oferta das agências de viagens. Este enquadramento facilitou a génese de um arquétipo de agências de viagens, que designaremos por “Agências de Viagens do Futuro”, dominado por modelos organizacionais virtuais resilientes e por inovadores Travel Recommender Systems. O objectivo desta investigação, consistiu em avaliar o nível de utilização das TICs nas agências de viagens e conhecer o grau de sofisticação / interactividade dos serviços disponíveis no front-office e nos seus sites, de modo à sua classificação como agências de viagens do futuro.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Salvado, J., & Costa, C. (2010). Agências de viagens do futuro: um arquétipo para Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 883-894. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12419
Secção
E-Business, TICs e Distribuição