A informação turística e as tecnologias da informação e da comunicação: o caso português

  • Eva Milheiro Universidade de Aveiro
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
  • Beatriz Sousa Santos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, Internet, Avaliação de websites, Usabilidade, Interface de utilizador, Informação turística

Resumo

A informação em turismo assume uma importância fundamental para o sector. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vieram contribuir significativamente para disseminar esta informação, sendo de salientar o papel da Internet enquanto ferramenta promocional de destinos e empresas turísticas. O presente artigo, para além de abordar a problemática da informação turística e a relevância das TIC na sua difusão e gestão, pretende, principalmente, alertar para a importância da realização de estudos de usabilidade aos websites dos destinos. Assim, apresentamos alguns resultados de um estudo de avaliação do Website oficial do turismo português, em vigor em 2004 – o Portugal Insite, no que concerne aos seus conteúdos e qualidade da sua interface de utilizador, recorrendo a técnicas de avaliação da usabilidade, que resultam da revisão da literatura sobre a matéria, e que foram aplicadas num estudo empírico realizado em Março de 2004. Apresentamos, ainda, uma análise dos conteúdos do actual website oficial do turismo português – Visit Portugal, tendo como referência os erros detectados na anterior versão, verificando se perduram na versão actual.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Milheiro, E., Costa, C., & Santos, B. S. (2010). A informação turística e as tecnologias da informação e da comunicação: o caso português. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 871-881. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12415
Secção
E-Business, TICs e Distribuição