Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo

  • Ludmila Girardi Alves Escola Superior de Propaganda e Marketing
Palavras-chave: Comunicação do turismo, Mídias digitais, Redes sociais, Mídias locativas

Resumo

As aplicações no turismo das tecnologias de informação e comunicação apresentam uma têndencia de uso de mídias digitais, como as redes sociais (sistemas de comunicação mediados pela internet) e as mídias locativas (sistemas de comunicação digital baseados em localização geográfica). Este artigo tem como objetivos identificar as aplicações das mídias digitais na comunicação do turismo, classificar e caracterizar as redes sociais e as mídias locativas, bem como analisar e exemplificar as aplicações destas mídias no turismo. De acordo com suas funções e recursos, as redes sociais foram classificadas em tipos (redes de relacionamento; redes de partilha; redes de publicação e redes de microblogging), do mesmo modo que as mídias locativas (realidade aumentada; mapeamento e monitoramento; geotags e anotação urbana). A análise de aplicação destas mídias digitais no turismo identificou suas possibilidades em três características da comunicação do turismo: divulgação, gestão empresarial e produção de serviços. As mídias digitais se apresentam para o turismo como uma espécie de “info-estrutura”, em que as redes sociais caracterizam-se fundamentalmente pela permissão que pessoas comuns sejam produtores e distribuidores ativos da informação turística e a mídias locativas pela mobilidade do consumo e produção da informação turística.
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Alves, L. G. (2010). Aplicações das redes sociais e das mídias locativas na comunicação do turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 853-860. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12409
Secção
E-Business, TICs e Distribuição