Inovação e competitividade na restauração: a importância do território

  • Pedro Simão Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Restauração, Inovação, Redes, Turismo, Território

Resumo

A inovação e a competitividade são fenómenos que têm um impacto direto no crescimento empresarial e no desenvolvimento regional. A criação de redes e a disseminação do conhecimento funcionam como um motor para o crescimento exponencial das receitas turísticas. Contudo, um dos setores que se insere na problemática do turismo é a restauração, sendo um dos subsetores turísticos mais representativos a nível económico do turismo. Embora existam poucos estudos sobre a restauração, não há um devido foco na perspetiva territorial e na sua influência nos estabelecimentos de restauração. Mesmo sendo destinadas tanto a residentes como a turistas, as empresas de restauração precisam de ter conhecimento das características territoriais específicas da sua região. Este artigo pretende demonstrar, através de revisão bibliográfica, de que forma a inovação pode interferir no subsetor da restauração em prol do seu desenvolvimento, tendo em conta uma análise das características do território. Será analisada, também, a importância das redes e da transmissão de conhecimento como forma de difusão de técnicas inovadoras, bem como o realce da componente territorial e o impacto que pode assumir para as empresas de restauração. Constatou-se que a transmissão de conhecimento através da implementação de redes de colaboração entre stakeholders num território poderá ser um poderoso motor para o crescimento e competitividade do setor da restauração.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Simão, P. (2014). Inovação e competitividade na restauração: a importância do território. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 331-340. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12379
Secção
Inovação em Turismo