Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa
Resumo
A concorrência no setor hoteleiro é cada vez mais agressiva, sendo fundamental os hotéis terem uma diversidade de recursos e formas flexíveis de responder às necessidades de um mercado em constante mudança. Apesar da relevância da competitividade na hotelaria, a investigação sobre estratégias para incrementar a competitividade dos hotéis é escassa, existindo pouca investigação aprofundada sobre o impacte de alguns fatores na competitividade dos hotéis. No presente artigo pretende analisar-se mais aprofundadamente a importância de quatro fatores competitivos que revelaram ter maior relevância na literatura: os recursos humanos, a tecnologia, o marketing e o produto. Pretende-se ainda, através de um estudo empírico com base em entrevistas semiestruturadas realizadas a diretores de hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa, analisar a relevância dos quatro fatores mencionados na competitividade destes hotéis de luxo. Os resultados revelam que os quatro fatores considerados são muito relevantes para a competitividade dos hotéis de cinco estrelas em análise e identificam-se importantes estratégias para os hotéis de cinco estrelas alcançarem competitividade ao nível dos quatro fatores em estudo.