Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa

  • Maria Catarina Brito Mendes Universidade de Aveiro
  • Maria João Carneiro Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Fatores competitivos, Hotéis de luxo, Recursos humanos, Tecnologia, Marketing, Produto

Resumo

A concorrência no setor hoteleiro é cada vez mais agressiva, sendo fundamental os hotéis terem uma diversidade de recursos e formas flexíveis de responder às necessidades de um mercado em constante mudança. Apesar da relevância da competitividade na hotelaria, a investigação sobre estratégias para incrementar a competitividade dos hotéis é escassa, existindo pouca investigação aprofundada sobre o impacte de alguns fatores na competitividade dos hotéis. No presente artigo pretende analisar-se mais aprofundadamente a importância de quatro fatores competitivos que revelaram ter maior relevância na literatura: os recursos humanos, a tecnologia, o marketing e o produto. Pretende-se ainda, através de um estudo empírico com base em entrevistas semiestruturadas realizadas a diretores de hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa, analisar a relevância dos quatro fatores mencionados na competitividade destes hotéis de luxo. Os resultados revelam que os quatro fatores considerados são muito relevantes para a competitividade dos hotéis de cinco estrelas em análise e identificam-se importantes estratégias para os hotéis de cinco estrelas alcançarem competitividade ao nível dos quatro fatores em estudo.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Mendes, M. C. B., & Carneiro, M. J. (2014). Fatores competitivos dos hotéis: o caso dos hotéis de cinco estrelas da cidade de Lisboa. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 287-300. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12363
Secção
Hotelaria