Identificação e promoção do turismo rural como forma de desenvolvimento de uma localidade: o caso do município de Lagoa Santa, em Minas Gerais

  • Breno Homem Bahia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Reinaldo Dias Centro Universitário UNA
Palavras-chave: Marketing turístico, Produto, Promoção, Segmento turístico

Resumo

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo tem experimentado um contínuo crescimento e profunda diversificação nas últimas décadas, o que lhe tem garantido destaque frente a outros setores da economia. Tal dinâmica o tem posicionado como um dos trunfos para o progresso sócio-econômico de muitas regiões. O turismo rural representa um dos segmentos desse grande setor e é hoje uma das possibilidades de desenvolvimento regional. Especificamente no Brasil, essa modalidade em muitos casos expõe deficiências em seu planejamento e promoção, não contribuindo de forma adequada para o incremento da economia e permanecendo aquém do potencial que realmente poderia conceber. Este trabalho objetiva analisar a aplicação das ferramentas de marketing no turismo rural, com ênfase na promoção do produto e identificar seu estágio atual no município de Lagoa Santa, localizado no Estado de Minas Gerais, Brasil. Para isso, faz-se uma análise dos conceitos de ambiente urbano e rural, assim como uma abordagem do turismo rural, segundo suas organizações estabelecidas pelo governo brasileiro.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Bahia, B. H., & Dias, R. (2010). Identificação e promoção do turismo rural como forma de desenvolvimento de uma localidade: o caso do município de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 751-759. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12353
Secção
Desenvolvimento e Sustentabilidade