O património cultural da região do Alto Tâmega e Barroso como produto turístico

  • Fernanda Celina da Costa Sousa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria José dos Santos Cunha Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Património, Cultura, Local, Turismo e desenvolvimento

Resumo

Inicialmente ligado à ideia de herança paterna ou familiar, o conceito de património cultural foi sofrendo alterações com o decurso do tempo entendendo-se hoje, não apenas como sinónimo de passado, memória daquilo que ficou como herança, mas também como presente, na medida em que não se pode entender o presente, nem pensar no futuro, sem olhar a “memória”, ou seja, sem que haja uma conjunção de um “antes”, com um “agora” e um “depois”, de forma a criar uma “imagem” representativa do social ou memória social, a que pertencemos. O projecto de investigação a que nos referimos neste artigo nasceu do fascínio e interesse que o património sempre exerceu sobre nós e de forma particular o da região do Alto Tâmega e Barroso. Com ele pretendemos verificar a possibilidade de desenvolver – com base no património cultural - um produto turístico novo, face à necessidade de se diversificar a oferta turística da região em causa, que actualmente está quase exclusivamente voltada para o produto saúde e bem‑estar.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Sousa, F. C. da C., & Cunha, M. J. dos S. (2010). O património cultural da região do Alto Tâmega e Barroso como produto turístico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 729-738. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12349
Secção
Destinos e Produtos