Relação entre orientação estratégica e ambiente no setor de hospedagem em Florianópolis (SC-Brasil)

  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Adriana Marques Rossetto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carlos Eduardo Carvalho Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
Palavras-chave: Comportamento estratégico, Percepção do ambiente, Pousadas, Turismo, Estratégia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a relação entre ambiente organizacional e comportamento estratégico na percepção dos gerentes de pousadas da área metropolitana de Florianópolis, tendo em vista ser o setor hoteleiro o de maior crescimento no país e especialmente em Santa Catarina. A pesquisa foi descritiva e quantitativa. Os dados foram obtidos com base num inquérito por questionário e devido ao tamanho da população (122 pousadas), decidiu-se efetuar um censo. Os gerentes das pousadas percebem o ambiente estático-simples para a variável ‘Embratur’ e analisam com mais frequência as variáveis ‘políticas’ e ‘tecnologia’. Aquelas variáveis percebidas com maior intensidade são ‘legislação’ e ‘sociais’, enquanto a percepção de menos intensidade é ‘Embratur’ e ‘fornecedores’. O comportamento dos gestores das pousadas foi, predominantemente, reativo. O controlo do número de funcionários é associado positivamente ao comportamento analista,  comportamento que é adotado pelas empresas que percebem maior intensidade de mudanças nas variáveis ‘tecnologia’, ‘concorrentes’ e ‘fornecedores’. As empresas com comportamento defensivo percebem com maior intensidade a variável ‘política’ e as empresas que percebem com maior intensidade a variável ‘Embratur’, adotam comportamento reativo.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Rossetto, C. R., Verdinelli, M. A., Rossetto, A. M., & Carvalho, C. E. (2014). Relação entre orientação estratégica e ambiente no setor de hospedagem em Florianópolis (SC-Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 275-285. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12343
Secção
Hotelaria