Avaliação de desempenho com a técnica de DEA e Índice Malmquist na hotelaria: o caso do Grupo Pestana

  • José Manuel Xavier Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração
  • Victor Manuel Ferreira Moutinho Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Hotelaria, Eficiência técnica, Mudança tecnológica, Índice Malmquist

Resumo

Este artigo tem como finalidade contribuir para a melhoria de desempenho na hotelaria, comparando a performance entre unidades de decisão, concretamente as unidades do Grupo Pestana. Tendo em conta as atividades operacionais das unidades hoteleiras, aplicou-se o modelo Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliar a performance e comparou-se os níveis de desempenho com recurso ao Índice de Malmquist. Tendo em conta as características da envolvente interna nestas unidades, foram utilizados inputs ao nível de custos operacionais e como outputs, proveitos e taxas de ocupação com dados disponíveis de 2010 e 2011. Os resultados indicam que as unidades hoteleiras que apresentaram melhor desempenho, este se deveu a uma maior eficiência de recursos utilizados, e a uma maior produtividade junto da fronteira de produção de produtos e serviços turísticos de alojamento e restauração fornecidos. Possivelmente, esta maior produtividade esteve relacionada com a existência de maior diversidade de produtos ou serviços turísticos fornecidos, o que permitiu atrair maior procura turística. Por outro lado, verificou-se que a dispersão de níveis de eficiência é maior nas maiores unidades devido à ineficiência da sua gestão operacional.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Xavier, J. M., & Moutinho, V. M. F. (2014). Avaliação de desempenho com a técnica de DEA e Índice Malmquist na hotelaria: o caso do Grupo Pestana. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 239-250. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12337
Secção
Hotelaria