Avaliação de desempenho com a técnica de DEA e Índice Malmquist na hotelaria: o caso do Grupo Pestana
Resumo
Este artigo tem como finalidade contribuir para a melhoria de desempenho na hotelaria, comparando a performance entre unidades de decisão, concretamente as unidades do Grupo Pestana. Tendo em conta as atividades operacionais das unidades hoteleiras, aplicou-se o modelo Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliar a performance e comparou-se os níveis de desempenho com recurso ao Índice de Malmquist. Tendo em conta as características da envolvente interna nestas unidades, foram utilizados inputs ao nível de custos operacionais e como outputs, proveitos e taxas de ocupação com dados disponíveis de 2010 e 2011. Os resultados indicam que as unidades hoteleiras que apresentaram melhor desempenho, este se deveu a uma maior eficiência de recursos utilizados, e a uma maior produtividade junto da fronteira de produção de produtos e serviços turísticos de alojamento e restauração fornecidos. Possivelmente, esta maior produtividade esteve relacionada com a existência de maior diversidade de produtos ou serviços turísticos fornecidos, o que permitiu atrair maior procura turística. Por outro lado, verificou-se que a dispersão de níveis de eficiência é maior nas maiores unidades devido à ineficiência da sua gestão operacional.