Investimento público em turismo como alavanca para o desenvolvimento local: o caso da Região Norte de Portugal
Resumo
O turismo é uma indústria com uma relevância incontestável, pela influência que exerce no desenvolvimento e criação de riqueza nos destinos. O papel e suporte do setor público como alavanca para o desenvolvimento da atividade turística é evidente, nomeadamente no que diz respeito a questões relacionadas com o investimento. O planeamento do turismo reveste‑se de grande importância, neste contexto, com especial enfoque para as políticas definidas ao nível local. Sem estas, seria difícil criar as condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento do setor do turismo e para o aumento da atração e fixação de visitantes nos destinos. O presente artigo incide sobre a Região Norte de Portugal (RNP), e apresenta as principais dinâmicas de investimento em turismo, por parte do setor público, no período compreendido entre 2007 e 2013, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2). As principais conclusões relacionadas com o investimento público em turismo nesta região têm como base a divisão deste território nos seus 4 destinos turístico‑promocionais (Minho, Trás‑os‑Montes, Porto e Douro), no sentido de identificar semelhanças e/ou diferenças entre os mesmos.