Turismo cultural e economia do património

  • António dos Santos Queirós Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa; Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Valor, Capital turístico, Externalidades, Rotas e circuitos, Tipos de turismo

Resumo

No âmbito da economia do turismo cultural e de natureza, procurou‑se centrar a análise deste estudo no processo de geração de valor e a produção de mais‑valias, questionando a sua gestação e o modo como emergem nas cadeias de valor da atividade turística, a partir da reflexão hermenêutica sobre três questões: (i) forma e essência do recurso turístico; (ii) valor acrescentado e criação da mercadoria (produto) turístico; (iii) reprodução do capital turístico. Para chegar ao conceito das suas ‘externalidades’, que é fundamental para a compreensão do carácter específico da economia do turismo, da sua produtividade e competitividade. Sobre esta base, concetual e metodológica, foram elaborados os conceitos de ‘rota’ e ‘circuito turístico’, assentes numa metodologia científica inter e pluridisciplinar para organizar e
guiar a visita ao destino turístico, que permite ler, interpretar e usufruir as suas paisagens culturais. Finalmente procurou‑se estabelecer critérios concetuais uniformes e coerentes para identificar e distinguir as diferentes categorias tipológicas do turismo, confrontando‑as com a matriz da Conta Satélite do Turismo (CST), num contexto internacional onde emergem diferentes paradigmas, com a ascensão do turismo cultural e de natureza (turismo ambiental).

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Queirós, A. dos S. (2014). Turismo cultural e economia do património. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 107-117. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12293
Secção
Economia do Turismo