Sentir a natureza: passeios pedestres como elementos centrais de uma experiência turística

  • Áurea Rodrigues Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Psicologia ambiental, Percepção ambiental, Turismo de natureza, Pedestrianismo, Portugal

Resumo

A procura de espaços naturais para o desenvolvimento de actividades turísticas tem vindo a crescer bastante nas últimas décadas. Portugal apresenta bastantes recursos de qualidade para o desenvolvimento destas actividades. Em 90 000 mil quilómetros quadrados, 22% do território português é ocupado por áreas protegidas. Um terço do país (3,3 milhões de hectares) é constituído por floresta e existem inúmeros espaços agrícolas. No entanto, para além de ser necessário uma eficiente gestão dos espaços naturais também se torna pertinente conhecer os gostos e a percepção da paisagem por parte dos seus vistantes. Neste artigo apresentamos um estudo, de âmbito exploratório, onde se comparam pessoas que procuram actividades na natureza (pedestrianistas, tanto de origem doméstica como internacional) com pessoas que não apresentam o hábito de desfrutar a natureza para fins de lazer e turismo, para verificar quais as respectivas preferências e percepções face à natureza. Verificou-se que, geralmente, os inquiridos preferiam ambientes naturais que apresentem a presença do homem e paisagens que possuam elementos aquáticos, embora haja diferenças entre os grupos analisados. Estes resultados são bastantes pertinentes para a promoção e o desenvolvimento de actividades em espaço natural direccionadas para segmentos de mercados específicos.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Rodrigues, Áurea, & Kastenholz, E. (2010). Sentir a natureza: passeios pedestres como elementos centrais de uma experiência turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 719-728. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12285
Secção
Destinos e Produtos