Orientação empreendedora no contexto internacional: um estudo de caso da Vinícola Panceri

  • Graciele Tonial Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI)
  • Carlos Ricardo Rosseto Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI)
Palavras-chave: Empreendedorismo internacional, Orientação empreendedora, Orientação empreendedora internacional

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a orientação empreendedora internacional (OEI) em uma empresa vinícola internacionalizada do sul do Brasil. Adotou-se a abordagem qualitativa, por meio de um estudo exploratório e descritivo. Utilizou-se o método estudo de caso único, os dados foram coletados por pesquisa documental e de campo sendo aplicadas entrevistas semiestruturadas. Nos resultados identificaram-se comportamentos decorrentes da prática organizacional da empresa que caracterizam a OEI, com maior ocorrência nas dimensões ‘inovatividade internacional’ e ‘proatividade internacional’. Na dimensão ‘assunção ao risco internacional’ ficou evidenciado algumas disparidades, pois alguns elementos se apresentam com maior ocorrência que outros. Nas dimensões ‘agressividade competitiva’ e ‘autonomia internacional’,
os elementos são identificados em menor ocorrência, corroborando com o conceito de multidimensionalidade na OEI. 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Tonial, G., & Rosseto, C. R. (2014). Orientação empreendedora no contexto internacional: um estudo de caso da Vinícola Panceri. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 147-158. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12277
Secção
Economia do Turismo