Critical success factors for tourism in developing countries: a critical reflection

  • Susana Lima Escola Superior de Educação de Coimbra
  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro
  • Maria do Rosário Partidário Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Desenvolvimento, Países em desenvolvimento, Capacidade das comunidades

Resumo

A ideia de usar o turismo como estratégia de desenvolvimento tem constituído uma prioridade por parte de diversas organizações multilaterais, doadores, governos, Organizações não Governamentais (ONG) e diversas organizações de turismo nacionais e internacionais. No entanto, poucos estudos se têm debruçado na análise dos fatores que maior impacte exercem sobre as iniciativas adotadas nos países em desenvolvimento. No sentido de colmatar esta lacuna, o principal objetivo deste artigo é propor uma reflexão abrangente sobre um conjunto de fatores críticos que podem determinar o sucesso das estratégias de desenvolvimento adotadas nos países em desenvolvimento. Para atingir este objetivo, a metodologia adotada neste estudo assentou numa extensa revisão da literatura. A discussão teórica efetuada sugere
que existe de facto um conjunto de fatores que deveriam ser considerados e relevados em qualquer iniciativa que tenha como objetivo utilizar o turismo como instrumento de desenvolvimento. Independentemente do contexto e da natureza destas estratégias de desenvolvimento turístico, estas devem trabalhar mais ou menos aqueles fatores de forma a garantirem como prioridade de intervenção o reforço da capacidade das comunidades que se pretende beneficiar através do desenvolvimento turístico para conduzirem elas próprias esse processo de desenvolvimento, garantindo a obtenção e distribuição justa dos benefícios líquidos gerados para as comunidades de destino.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Lima, S., Eusébio, C., & Partidário, M. do R. (2014). Critical success factors for tourism in developing countries: a critical reflection. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 119-131. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12269
Secção
Economia do Turismo