Critical success factors for tourism in developing countries: a critical reflection
Resumo
A ideia de usar o turismo como estratégia de desenvolvimento tem constituído uma prioridade por parte de diversas organizações multilaterais, doadores, governos, Organizações não Governamentais (ONG) e diversas organizações de turismo nacionais e internacionais. No entanto, poucos estudos se têm debruçado na análise dos fatores que maior impacte exercem sobre as iniciativas adotadas nos países em desenvolvimento. No sentido de colmatar esta lacuna, o principal objetivo deste artigo é propor uma reflexão abrangente sobre um conjunto de fatores críticos que podem determinar o sucesso das estratégias de desenvolvimento adotadas nos países em desenvolvimento. Para atingir este objetivo, a metodologia adotada neste estudo assentou numa extensa revisão da literatura. A discussão teórica efetuada sugere
que existe de facto um conjunto de fatores que deveriam ser considerados e relevados em qualquer iniciativa que tenha como objetivo utilizar o turismo como instrumento de desenvolvimento. Independentemente do contexto e da natureza destas estratégias de desenvolvimento turístico, estas devem trabalhar mais ou menos aqueles fatores de forma a garantirem como prioridade de intervenção o reforço da capacidade das comunidades que se pretende beneficiar através do desenvolvimento turístico para conduzirem elas próprias esse processo de desenvolvimento, garantindo a obtenção e distribuição justa dos benefícios líquidos gerados para as comunidades de destino.