Turismo cultural e religioso em Braga e Santiago de Compostela: proposta de criação de um produto conjunto

  • Varico da Costa Pereira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Américo Nunes Peres Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Turismo cultural e religioso, Braga, Santiago de Compostela

Resumo

O turismo cultural e religioso detém, hoje, um lugar importante na economia deste sector, sobretudo em cidades e locais onde a presença do património civil e religioso e as manifestações relacionadas com o domínio da crença e das práticas religiosas são relevantes. No contexto português, Braga é uma das cidades mais vocacionadas para o enraizamento e o desenvolvimento de actividades turísticas ligadas ao fenómeno cultural e religioso. Santiago de Compostela é um caso paradigmático, a imagem de cidade cultural por excelência, alicerçada no valor do seu património histórico, vinculado aos Caminhos de Santiago e ao culto religioso do Apóstolo com o auge nos anos do “Xacobeo”, fazem dela um caso único. Apoiados nos dados empíricos recolhidos através dos inquéritos por questionário, entrevistas e observação participante, discutimos a importância do turismo cultural e religioso nas cidades de Braga e Santiago de Compostela, tendo em conta as características territoriais da Euro-região (Norte de Portugal-Galiza). O nosso estudo pretende apresentar um produto conjunto de turismo cultural e religioso, entre as cidades de Braga e Santiago de Compostela.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Pereira, V. da C., & Peres, A. N. (2010). Turismo cultural e religioso em Braga e Santiago de Compostela: proposta de criação de um produto conjunto. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 677-686. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12261
Secção
Destinos e Produtos