O papel dos ícones urbanos e arquitetônicos na construção da imagem turística de Fortaleza (Ceará, Brasil)

  • Ricardo Alexandre Paiva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Ícones urbanos e arquitetônicos, Imagem turística, Fortaleza, Brasil

Resumo

O objetivo do presente artigo é destacar o papel dos ícones urbanos e arquitetônicos na construção da imagem turística da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, analisando criticamente as principais intervenções urbanas voltadas para o incremento da atratividade turística, bem como os projetos e idéias de requalificação, inferindo sobre as contradições do processo de produção e consumo do espaço voltado para o turismo. O artigo adota como metodologia uma síntese de referências teóricas e empíricas. A princípio, recorre a uma análise conceitual do papel dos ícones urbanos e arquitetônicos em uma perspectiva histórica, realçando principalmente o seu significado contemporâneo, bem como a relação do turismo com o consumo do espaço. Em seguida, analisa as principais intervenções urbanas em Fortaleza que foram motivadas pela atividade turística, como os projetos de requalificação de áreas históricas e a criação de complexos culturais. A fim de atestar a recorrência aos ícones urbanos e arquitetônicos na construção da imagem turística de Fortaleza destaca os principais projetos e idéias de intervenção para orla. A relevância deste trabalho se situa na necessidade de compreender o papel do turismo nos processos urbanos contemporâneos, enfatizando a inclusão das estratégias de place marketing e o significado do desenho urbano e da arquitetura na construção da imagem turística de Fortaleza.
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Paiva, R. A. (2010). O papel dos ícones urbanos e arquitetônicos na construção da imagem turística de Fortaleza (Ceará, Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 665-675. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12255
Secção
Destinos e Produtos