O turismo na produção social do espaço rural contemporâneo: novas procuras e a emergência da nobilitação rural

  • Luís Mendes Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Patrimonialização, Nobilitação rural, Espaço rural, Cultura de consumo, Estetização da vida social

Resumo

Ao longo das últimas décadas é visível um aumento da procura, consumo e frequência das áreas rurais portuguesas, essencialmente por populações urbanas ou não rurais. Tal aumento inscreve-se nas transformações das sociedades contemporâneas em geral, e das áreas rurais em particular, e resulta da consolidação de um modo de produção e apropriação do espaço rural como bem de consumo e como património comum. O espaço rural afirma-se como espaço de reserva de recursos e bens ambientais e também como espaço de memória e de herança cultural. O objectivo que preside a este breve ensaio é o de procurar compreender como a reinvenção e a idealização do passado rural revelam o princípio de patrimonialização através da redescoberta de novas funções (uma segunda vida trazida pela nobilitação rural). Este processo é sustentado por operações de invenção, encenação e simulação de uma singularidade local e de uma continuidade histórica inerentes aos espaços rurais, suportando, assim, a emergência de novas procuras residenciais.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Mendes, L. (2010). O turismo na produção social do espaço rural contemporâneo: novas procuras e a emergência da nobilitação rural. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 655-663. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12253
Secção
Destinos e Produtos