Estrutura econômica e turismo: o domínio local versus extra-local no distrito de Lavras Novas, Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)

  • Patrícia Rosvadoski-da-Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Rodrigo Gava Universidade Federal de Viçosa
  • Leonardo Pinheiro Deboçã Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Turismo, Desenvolvimento local, Estrutura econômica, Relação local e extra-local

Resumo

Neste artigo procurou-se analisar o desenvolvimento de uma fração territorial do município mineiro de Ouro Preto, o distrito de Lavras Novas, em função da dinâmica da atividade turística que o atinge. Objetivou-se compreender estrutura político-institucional do turismo no distrito de Lavras Novas e a relação entre os empreendimentos turísticos de domínio local e extra local. Assim, buscou-se a exploração de elementos teóricos a partir dos temas desenvolvimento local e turismo. A abordagem utilizada foi a qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas aos gerentes ou proprietários das pousadas e restaurantes, membros das entidades de representação dos nativos e representantes do poder público. A geração de emprego foi a principal variável sentida positivamente pelos moradores; contudo, percebeu-se uma predominância das pousadas e restaurantes dos proprietários externos fazendo com que o lucro ali gerado acabe beneficiando o lugar de origem do proprietário e, de forma minoritária, o distrito de Lavras Novas.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Rosvadoski-da-Silva, P., Gava, R., & Deboçã, L. P. (2014). Estrutura econômica e turismo: o domínio local versus extra-local no distrito de Lavras Novas, Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 75-83. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12223
Secção
Economia do Turismo