Museus, cultura e turismo: uma visão sistémica de poder

  • Virgílio Miguel Rodrigues Machado Universidade de Aveiro
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
  • Marcelo Rebelo de Sousa Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Organizações, Museus, Cultura, Sistemas turismo, Sistemas de poder

Resumo

Na teoria dos “conjuntos complexos” (Giotart e Balfet, 2007), o Turismo é apresentado como conjunto, no qual os elementos interagem em sistema, segundo regras que permitem obter fenómenos globalmente previsíveis e identificáveis graças à dinâmica de agregação, entendidas como regras locais, visto que os agentes interagem com os agentes tecnicamente mais próximos. Neste artigo, discute-se se os métodos de modelização organizacional (Costa, 1996; Machado, 2009) de conjuntos complexos no Turismo baseados simultaneamente em estruturas hierárquicas, de autoridade, direcção e controlo e estruturas de contribuição e de mercado, com redes e organizações híbridas, podem ser aplicados, com pertinência, aos museus e cultura, entendidos enquanto envolvente turística na Lei das Políticas Públicas de Turismo (LPPT- art.º 10.º alínea e) do D.L. n.º 191/2009, publicado em 17.08.2009). Admitindo-se a autonomia e capacidade de auto-produção destas organizações, com relações que reduzam a complexidade e apropriabilidade com o ambiente envolvente permitindo recursos, analogias entre sistemas de poder, apura-se, também, por força de princípios de acção/reaçcão entre sistemas e através de metodologias aplicadas à observação do Direito se a cultura e os museus interagem com o Turismo, enquanto sistema de poder.
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Machado, V. M. R., Costa, C. M. M. da, & Sousa, M. R. de. (2010). Museus, cultura e turismo: uma visão sistémica de poder. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 621-631. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12221
Secção
Destinos e Produtos