Olive oil tourism in southern Europe: proposals for tourism development of olive grove rural areas

  • Ana María Campón-Cerro Universidade da Extremadura
  • Elide Di-Clemente Universidade da Extremadura
  • José Manuel Hernández-Mogollón Universidade da Extremadura
  • Paola de Salvo Universidade de Perugia
  • Viviana Calzati Universidade de Perugia
Palavras-chave: Turismo do azeite, Territórios olivícolas, Economia do turismo, Marketing turístico, Desenvolvimento rural

Resumo

Para muitos destinos europeus, o binómio ‘produto típico-turismo’ está a tornar-se um fator estruturante do desenvolvimento rural. O presente trabalho centra-se em salientar as potencialidades turísticas ligadas ao azeite. Este produto conta com uma forte identidade cultural que pode ser explorada para a diversificação do turismo nas zonas rurais olivícolas. O objetivo deste estudo é a proposta de desenvolvimento destas zonas sob uma abordagem turística integral, sustentável e participada. Trata-se de sugerir um modelo de gestão turística que pode ser aplicado nas zonas olivícolas do sul da Europa. Os seus previsíveis resultados reverteriam numa melhoria da economia local, do setor agrário e do turismo, bem como outros benefícios indiretos associados à melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Campón-Cerro, A. M., Di-Clemente, E., Hernández-Mogollón, J. M., Salvo, P. de, & Calzati, V. (2014). Olive oil tourism in southern Europe: proposals for tourism development of olive grove rural areas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 63-73. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12217
Secção
Economia do Turismo