Cocriação de valor: uma perspetiva das agências de viagens independentes

  • Josefina Olívia Marques Godinho Salvado Universidade Portucalense
  • Ana Maria Alves Pedro Ferreira Universidade de Évora
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Cocriação, Valor, Agências de viagens, Constelação de valor

Resumo

O atual ambiente competitivo alterou a lógica da criação de valor, deixando de se centrar unicamente na ‘cadeia de valor’, interna à organização, para também absorver inputs da ‘constelação de valor’ externa à organização. Por isso, o novo paradigma de negócio das agências de viagens independentes (AVI) deve ser redefinido, procurando o reforço das relações win-win com os seus parceiros operadores turísticos (OT). O propósito deste artigo é identificar os atributos da constelação de valor destes parceiros de negócio e medir a importância do relacionamento quanto à criação de valor. Existe uma perceção das AVI, de que os OT investem mais em estratégias ligadas à eficiência dos seus processos internos e menos em relacionamentos com parceiros e em cocriação de valor. Assim, o objetivo desta investigação será construir um mosaico de ideias que possam explicar a realidade de criação de valor entre os parceiros das AVI, os OT e mobilizá-los no incremento de novas maneiras de cocriar valor, já que esta tendência norteará a próxima vaga de crescimento e de produtividade, na economia global.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Salvado, J. O. M. G., Ferreira, A. M. A. P., & Costa, C. M. M. da. (2014). Cocriação de valor: uma perspetiva das agências de viagens independentes. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 35-50. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12213
Secção
Economia do Turismo