Fatores de atratividade para Investimento Direto Estrangeiro (IDE) no setor do turismo português

  • Cristina Barroco Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu
  • Eduardo Anselmo Castro Universidade de Aveiro
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Investimento Direto Estrangeiro, Fatores de atratividade, Internacionalização, Setor do turismo

Resumo

Apesar de serem muitas as teorias que sugerem uma explicação para a realização do comércio internacional, tentando justificar porque é que determinados países são mais atrativos para Investimento Direto Estrangeiro (IDE) do que outros, os autores são unânimes ao afirmar que o IDE é influenciado por fatores de atração (características específicas dos países de acolhimento) e por fatores impulsionadores (características específicas das empresas e do país de origem das mesmas).
Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores de atratividade para IDE no setor do turismo português. Com essa finalidade construiu-se um modelo teórico, que foi validado através de entrevistas exploratórias semiestruturadas e da aplicação de inquéritos por questionário aos investidores estrangeiros a explorar unidades de alojamento em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que a localização geográfica de Portugal, a imagem/marca do setor do turismo
português e a oferta turística portuguesa são considerados os fatores de atração mais importantes para IDE. Este estudo identificou, ainda, que os maiores entraves ao IDE são a burocracia, a carga fiscal e a atual situação económica do país.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Barroco, C., Castro, E. A., & Costa, C. (2014). Fatores de atratividade para Investimento Direto Estrangeiro (IDE) no setor do turismo português. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 13-23. https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12207
Secção
Economia do Turismo