Ecoturismo na cultura de consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo?

  • Helio Hintze Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Pós-modernidade, Cultura de consumo, Sociedade do espetáculo, Ecoturismo, Educação ambiental

Resumo

O presente trabalho estuda o ecoturismo. Buscou-se averiguar a existência de uma preocupação com a educação ambiental nas atividades e pacotes ‘ecoturísticos’ comercializados pelo mercado. Procurou-se conhecer o termo ecoturismo a partir das perspectivas da cultura de consumo e da sociedade do espetáculo e sob tal enfoque discutir suas relações com temas como turismo e consumo, natureza e educação ambiental; buscou-se também identificar as bases filosóficas do trabalho ecoturístico desenvolvido pelas operadoras de tais atividades; e por fim, realizar crítica conceitual acerca das relações entre os assuntos abordados por este estudo. Por tratar-se de pesquisa qualitativa, entrevistou-se 03 operadoras do mercado ecoturístico e 03 pesquisadores de áreas relacionadas aos temas propostos. O texto foi produzido a partir das informações obtidas por levantamento bibliográfico em diálogo com as opiniões obtidas nas entrevistas no trabalho de campo. Concluiu-se que o ecoturismo como atividade de mercado é pouco utilizado para a disseminação da consciência ambientalista por conta das operadoras terem uma visão da educação ambiental que a aproxima da educação formal e que tal característica não deve ser integrada às atividades turísticas – momentos de diversão e lazer; constatou-se também que o ecoturismo tem funcionado como mecanismo de produção de desejo consumista em seus participantes e reafirmado o tempo espetacular do capital.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Hintze, H. (2010). Ecoturismo na cultura de consumo: possibilidade de educação ambiental ou espetáculo?. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 597-608. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12203
Secção
Destinos e Produtos