Turismo de eventos: análise profunda e atualizada do setor em São Luís – MA

  • Márcia Mendes Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Geyza Souza Ribeiro Universidade Federal do Maranhão
  • Rafaelle Melo Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Karla Danielle Silva Marques Universidade Federal do Maranhão
  • Rozuila Neves Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Saulo Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Turismo, Eventos, Associação de empresas, Gestão, Mercado

Resumo

Esta pesquisa tem como ponto de partida as orientações a respeito dos conceitos relacionados a turismo e eventos, incluindo gestão, histórico do desenvolvimento do processo de associação para desenvolvimento dos negócios relacionados aos eventos e captação de eventos para cidades, destacando mercado, vantagens que o setor pode proporcionar, buscando a análise mercadológica para o setor de eventos na cidade de São Luís do Maranhão (Brasil), e pesquisa sobre o planejamento e organização das atividades referentes ao setor de eventos. Tem-se por objetivo, analisar a estrutura atual do setor de eventos, a formação profissional de seus gestores e a relação existente entre os setores público, privado e associações do gênero, através de uma pesquisa bibliográfica e empírica a partir da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, dirigidas e diretas. Os resultados definem o posicionamento dos empresários do setor na capital e sua avaliação em relação ao mercado e órgão públicos da área de eventos em São Luís, definindo possíveis soluções ao impasses encontrados atualmente.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Ferreira, M. M., Ribeiro, G. S., Rodrigues, R. M., Marques, K. D. S., Lima, R. N., & Santos, S. R. dos. (2010). Turismo de eventos: análise profunda e atualizada do setor em São Luís – MA. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 577-586. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12193
Secção
Destinos e Produtos