O fenómeno do turismo residencial, analisado para o caso das praias da Costa Nova e Barra

  • Leila de Assis Cobuci Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo residencial, Segundas residências, Marketing de destinos, Motivação e comportamento do consumidor

Resumo

Os impactos positivos e negativos que o turismo residencial pode provocar ao nível do desenvolvimento local e regional têm sido muito enfatizados no discurso político e académico, suscitando por vezes grandes expectativas para os destinos que têm vocação para este tipo de turismo. O presente artigo tem como objectivo principal contribuir para o conhecimento do fenómeno da expansão das segundas residências em Portugal, obtendo um melhor conhecimento deste mercado em termos de perfil, motivações, comportamentos, atitudes e percepções. A metodologia adoptada para dar resposta aos objectivos da investigação teve por base uma pesquisa bibliográfica centrada numa abordagem ao marketing sustentável dos destinos e no comportamento do consumidor, bem como uma recolha de dados primários através de um inquérito por questionário dirigido aos visitantes das praias da Barra e da Costa Nova. Os resultados obtidos através da análise dos questionários permitiram-nos identificar, de modo exploratório, o perfil e comportamento deste mercado, bem como, os atributos que os turistas residenciais mais valorizam num destino. Além da apresentação e análise dos resultados do estudo, foram ainda referidas algumas sugestões com vista a um melhor aproveitamento do mercado das segundas residências, que possui grande potencial para o desenvolvimento do turismo na região.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Cobuci, L. de A., & Kastenholz, E. (2010). O fenómeno do turismo residencial, analisado para o caso das praias da Costa Nova e Barra. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 525-534. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12145
Secção
Destinos e Produtos