O turismo e a cultura enquanto estratégias de regeneração de centros históricos: o caso de Álcacer do Sal

  • Alexandra Isabel Pereira Batista Universidade de Aveiro
  • Ana Maria Alves Pedro Ferreira Universidade do Algarve
Palavras-chave: Centros históricos, Regeneração urbana, Cultura, Turismo, Parcerias públicos-privadas

Resumo

As cidades sempre desempenharam um papel preponderante na história das civilizações. No entanto, estas têm sido afectadas por constrangimentos, aos quais nem sempre têm conseguido responder de forma sustentada. Procura-se olhar de forma integrada e multidisciplinar para estes espaços, em especial para os centros históricos, sendo que o estudo apresentado tem como pergunta de partida: Pode ou não o desenvolvimento cultural equilibrado com o incremento do turismo, servir de suporte à regeneração dos centros históricos? Para tal, tomou-se a cidade de Alcácer do Sal como caso de estudo e após identificação das particularidades do seu centro histórico, percebeu-se que existem condições para a produção cultural (oferta) e que o turismo pode contribuir para o seu consumo (procura). Foram assim estabelecidas as bases para o processo de regeneração urbana, conciliando estes dois conceitos. Em função dos objectivos definidos escolheu-se inquirir os responsáveis máximos das instituições privadas e públicas que se considerou possuírem interesses num processo de reabilitação do centro histórico da cidade de Alcácer. A maioria revelou que seria importante participarem numa parceria que tivesse como objectivo a revitalização da área. Percebe-se que estão criadas as condições para uma acção concertada que desenvolva e implemente uma estratégia de revitalização no centro histórico de Alcácer do Sal e que beneficie os vários intervenientes na urbe.

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Batista, A. I. P., & Ferreira, A. M. A. P. (2010). O turismo e a cultura enquanto estratégias de regeneração de centros históricos: o caso de Álcacer do Sal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 513-523. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i13/14.12141
Secção
Destinos e Produtos