O desenvolvimento do turismo em destinos rurais: perceções dos impactes, interação e atitudes dos residentes

  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro
  • Sónia Rodrigues Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Perceção dos impactes, Interação visitante-residente, Atitudes, Aldeias de Xisto, Portugal

Resumo

A procura turística de áreas rurais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, consequência, por uma lado, das alterações nas necessidades e desejos dos visitantes e, por outro, das estratégias, que têm sido adotadas para estes espaços incorporarem o turismo como uma das atividades económicas a desenvolver. Devido às características destes espaços, o turismo poderá ter um papel fundamental na sua revitalização económica e social. No entanto, esta atividade quando não é desenvolvida de forma planeada, integrando todos os stakeholders, poderá ter implicações negativas, tanto na esfera económica, como a nível sociocultural e ambiental. Neste contexto, este artigo analisa a interação, as perceções dos residentes dos impactes do turismo e as suas atitudes face ao desenvolvimento da atividade turística
em pequenos destinos rurais, localizados na Região Centro de Portugal. Para a concretização deste objetivo, foi administrado um inquérito por questionário a uma amostra de residentes de um grupo de Aldeias de Xisto. Os resultados obtidos revelam que os residentes percecionam, essencialmente, os impactes económicos e socioculturais positivos do turismo, interagem pouco com os visitantes e têm uma atitude muito positiva face ao desenvolvimento desta atividade. O artigo termina com algumas linhas orientadoras que devem ser adotadas, no desenvolvimento dos destinos turísticos rurais em análise, para que a atitude positiva dos residentes face ao turismo continue a ser uma realidade no futuro.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Eusébio, C., & Rodrigues, S. (2014). O desenvolvimento do turismo em destinos rurais: perceções dos impactes, interação e atitudes dos residentes. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 423-438. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11301
Secção
Sociologia do turismo