A representação social da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014 em Curitiba (Paraná, Brasil)

  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná - Ufpr
  • Izac Bonfim Universidade Federal do Paraná - Ufpr
Palavras-chave: Esporte, Turismo, Megaeventos esportivos, Representações sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as representações sociais oriundas do megaevento Copa do Mundo de Futebol da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) 2014, na cidade de Curitiba, através das territorialidades construídas pelos sujeitos que vivem no entorno do estádio Joaquim Américo Guimarães. Partindo dos conceitos geográficos dentro de uma abordagem cultural, relacionando o fenômeno esportivo e o turístico, analisase a cultura através da linguagem. Esta, disseminada pelas relações sociais, contribui para compreensão da teoria das representações sociais de Moscovici (2003). Os possíveis legados econômicos, sociais e culturais, e a infraestrutura que a cidade receberá ao sediar o megaevento, transformando o território urbano, contribuem para o surgimento de novas representações sociais, manifestadas pela territorialidade dos atores socio-espaciais, analisada através do Discurso do Sujeito Coletivo (DCS), de Lefreve e Lefreve (2010).

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Bahl, M., & Bonfim, I. (2014). A representação social da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014 em Curitiba (Paraná, Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 405-413. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11297
Secção
Sociologia do turismo