Autodiagnose da formação superior e qualificação profissional em turismo: pistas para uma (necessária) reorientação?
Resumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada sobre a formação e inserção profissional no mercado de trabalho na área do turismo, no Brasil. Especificamente, este trabalho tem como objetivo analisar as expectativas dos atuais alunos e dos egressos do curso de turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora quanto à formação profissional e qualificação em turismo. A pesquisa possui caráter exploratório e pretende contribuir para o preenchimento da lacuna expressiva a respeito de estudos envolvidos nesta temática. A abordagem é quali-quantitativa utilizando-se a estatística descritiva simples e análise de conteúdo oferecendo possibilidades de cruzamento de informações. Os resultados encontrados evidenciam o perfil do aluno/egresso apresentando suas práticas de estudos e comportamento, além de eventuais incongruências na expectativa do mercado de trabalho e aproveitamento do curso. Como conclusão, as percepções centrais indicam um desconhecimento por parte do aluno a respeito da formação em turismo e seu potencial e, por consequência, observa-se uma incoerência entre o papel atuante do aluno em seu curso e sua atuação no turismo diante dos desafios do mercado.