A importância das áreas científicas em cursos de licenciatura em Turismo

  • Manuel António Brites Salgado Instituto Politécnico da Guarda
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
  • Fernando Manuel Florim Ribeiro de Lemos Instituto Superior Politécnico de Gaya
  • Luís Manuel Mendes Correia Instituto Politécnico do Porto
Palavras-chave: Ensino superior, Turismo, Avaliação, Acreditação

Resumo

 O estudo afere sobre a situação atual da educação em Turismo no ensino superior em Portugal, interpretando as mudanças que estão a ocorrer nos processos educativos após a plena implementação do Processo de Bolonha (PB). Assim, o objetivo principal é o de conhecer essas mudanças, bem como as decorrentes da utilização mais recente dos sistemas de avaliação e acreditação nos cursos de 1.º ciclo nesta área do conhecimento científico. A análise da contribuição dos sistemas de avaliação e acreditação da oferta formativa na área do Turismo pode permitir perspetivar a evolução futura desta área científica, também nos restantes níveis de ensino, com vista a compreender a sua articulação vertical, sobretudo com os cursos de 2.º e 3.º ciclos. A metodologia de pesquisa baseia-se essencialmente na análise de dados
secundários recolhidos para o efeito no site da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), decorrente da necessidade de examinarmos transversalmente algumas variáveis científicas e curriculares dos cursos selecionados, com o intuito de compreender a natureza científica do Turismo, sobretudo criando uma perspetiva holística de reflexão sobre os resultados dos processos de avaliação e de acreditação desenvolvidos pela A3ES. O desenvolvimento curricular e a qualidade da formação, neste domínio científico, dependem também da ponderação das várias áreas científicas, que contribuem para a estruturação dos curricula de licenciatura, pelo que será possível equacionar a importância relativa de cada uma e o modelo adotado pela instituição.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Salgado, M. A. B., Costa, C. M. M. da, Lemos, F. M. F. R. de, & Correia, L. M. M. (2014). A importância das áreas científicas em cursos de licenciatura em Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 241-254. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11207
Secção
Educação