Ensino superior em turismo: perspectivas e desafios

  • Fernanda de Alencar Machado Albuquerque Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Armindo Quillici Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: Ensino superior, Curso de turismo, Formação do turismólogo

Resumo

O estudo apresentado é parte da pesquisa realizada na Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/MG, norteada pelo percurso histórico dos cursos de turismo em Belo Horizonte/MG, no período de 1974 a 2012 e intitulada Trajetória histórica dos cursos superiores de turismo em Belo Horizonte (1974-2012): Entre o determinismo do mercado e a crise da formação profissional. A partir daí, o presente trabalho tem como objetivo analisar o surgimento dos cursos de turismo, apontando as tentativas de ajustes da formação profissional do turismólogo. Como fundamentação teórica, buscou-se na literatura a temática referente à investigação sendo objeto de análise os quatro cursos superiores existentes. Dessa forma, foram analisados os currículos dos cursos; foi avaliada a formação dos professores; foi apresentada a relação candidato por vaga e a evolução dos alunos concluintes; e, por fim, foi conhecida a constituição das estruturas dos laboratórios de aprendizagem para as atividades práticas e suas ações através da pesquisa e extensão.

 

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Albuquerque, F. de A. M., & Neto, A. Q. (2014). Ensino superior em turismo: perspectivas e desafios. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 231-239. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11205
Secção
Educação