O património literário e a casa popular algarvia: uma perspetiva turístico-cultural

  • Sílvia Quinteiro Universidade do Algarve
  • Rita Baleiro Universidade do Algarve
  • Cláudia Henriques Universidade do Algarve
Palavras-chave: turismo cultural, turismo literário, casa algarvia, Algarve

Resumo

O reconhecimento crescente da necessidade de diversificar a oferta turística de regiões costeiras associadas ao produto sol e mar, a par da ascensão do turismo cultural e do segmento do turismo literário, conduz à consideração da valorização de recursos culturais regionais. Este artigo circunscreve-se à região do Algarve (Portugal) e pretende, através da interligação entre recursos de património literário e arquitetónico/iconológico associados à casa algarvia, apresentar possibilidades de reforço identitário potenciadoras de valorização da experiência turística. Assim, a partir da análise do conteúdo de textos de Raul Brandão, Emiliano da Costa, António Ramos Rosa, Teresa Rita Lopes, Miguel Torga e Yvette K. Centeno, nos quais o Algarve é o pano de fundo, foram analisadas representações literárias da casa vernacular algarvia
identificando-se as características e as funções dos elementos arquitetónicos que a constituem. A análise possibilitou evidenciar a existência de narrativas interpretativas que reforçam o genius loci ou espírito do lugar, pondo em destaque a associação simbiótica entre património tangível e intangível.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Quinteiro, S., Baleiro, R., & Henriques, C. (2014). O património literário e a casa popular algarvia: uma perspetiva turístico-cultural. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 171-179. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11109
Secção
Cultura e património