How intangible heritage should contribute to sustainable development of rural tourism: a case study in the province of Cordoba, Andalusia (Spain)

  • Rosa Colmenarejo Universidade de Cordoba
  • Enoveva Millán Vásquez de la Torre Universidade de Cordoba
Palavras-chave: Património cultural imaterial, Turismo rural, Desenvolvimento sustentável, Rituais festivos, Córdoba- Andaluzia.

Resumo

A evolução do turismo, desde a sua padronização até ao surgimento de formas segmentadas, flexíveis e feitas à medida, resultou num crescente interesse pelo meio rural e pelo que este pode contribuir para o retorno aos modos de vida tradicionais. A região espanhola da Andaluzia tem um grande potencial ao nível do turismo rural, uma vez que preserva um rico património natural e cultural intimamente ligado às comunidades locais, principalmente no contexto rural. O objetivo deste artigo é mostrar como o património imaterial pode contribuir, como uma ferramenta eficaz e estratégica, para a promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental do turismo rural na província de Córdoba. Este trabalho, de natureza descritiva, utiliza uma metodologia qualitativa, que inclui observações etnográficas e entrevistas, juntamente com a análise de jornais locais e uma revisão dos arquivos municipais. O estudo detalhado, com foco na província de Córdoba, mostra como expressões de património imaterial, aqui também referido como rituais festivos ou festas, estão intimamente ligadas a padrões sazonais e à natureza, através da paisagem envolvente a cada vila e aldeia. Além disso, este património preserva tanto a identidade da comunidade local e da memória coletiva, como reduz o risco de aculturação. As conclusões têm por objetivo fornecer um referencial para a tomada de decisão na promoção do desenvolvimento sustentável para o turismo rural em Córdoba, com base em expressões de património imaterial.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Colmenarejo, R., & Vásquez de la Torre, E. M. (2014). How intangible heritage should contribute to sustainable development of rural tourism: a case study in the province of Cordoba, Andalusia (Spain). Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 159-169. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11105
Secção
Cultura e património