Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local

  • Luana Maria Cavalcanti Bispo Universidade Federal da Paraiba
Palavras-chave: Educação patrimonial, Patrimônio cultural, Identidade local, Turismo de base local

Resumo

Este artigo reúne esforços teóricos e epistemológicos que visam refletir sobre a importância da educação patrimonial no processo de apropriação do desenvolvimento do turismo por parte dos residentes, com foco na sua herança histórica e cultural. Procurou-se também atender objetivos específicos, abordando questões resultantes do reconhecimento de que o patrimônio cultural do autóctone é um passo fundamental para despertar, animar e recrudescer sensibilidades e identidades, combinando as questões de pertencimento, participação e cidadania para o turismo, a fim de levá-los a contribuir de forma natural e espontânea com a atividade. Neste sentido, o lugar configura-se como uma personalidade turística. Se concluí que a educação patrimonial é uma metodologia recomendada para a apropriação dos processos de
desenvolvimento do turismo cultural, através de seus elementos orientadores à recuperação e incentivo à identidade local como pré-requisito ao desenvolvimento do turismo de forma sustentável.

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Bispo, L. M. C. (2014). Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 129-140. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11093
Secção
Cultura e património