Performing national identities in spaces of tourism

  • Desmond Wee Karlshochschule International University
Palavras-chave: Turismo, Atuação, Identidade nacional, Construção da nação, Singapura

Resumo

Uma forma contemporânea de entender o turismo passa por analisar as viagens como um meio para criar novas sociedades. Em vez de olhar para culturas mercantilizadas como destinos para o consumo turístico, vale a pena explorar o próprio turismo como uma cultura emergente. Este trabalho vai além dos ‘destinos’ para explorar discursos e práticas do turismo nacional, situando espaços interativos e imbuídos de significados emergentes. Centra-se na relação entre as construções da identidade nacional e do turismo e situa o estudo em Singapura para investigar espaços discursivos em termos de visualidade, materialidade e reflexão. A pesquisa avalia criticamente as relações, experiências e performances, com base numa metodologia ‘bricolage’. Através do questionamento da relação entre o projeto de construção da nação de Singapura e da política de turismo, a prática turística é entendida no contexto do quotidiano através do consumo ‘local’, da sua tradução em identidades turísticas e vice-versa.  

 

Publicado
2014-01-01
Como Citar
Wee, D. (2014). Performing national identities in spaces of tourism. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 13-22. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11067
Secção
Antropologia do turismo