O empreendedorismo feminino e a sustentabilidade local: o estudo de caso de uma iniciativa rural portuguesa

  • Lúcia Pato Instituto Politécnico de Viseu
  • Zélia Breda Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro
  • Vítor Figueiredo Universidade da Beira Interior
Palavras-chave: Empreendedorismo, Mulheres, Sustentabilidade, Áreas rurais, Cooperativa, Portugal

Resumo

Este artigo analisa o papel de uma cooperativa de mulheres no desenvolvimento de uma comunidade periférica em Portugal. Estas mulheres foram estimuladas a desenvolver atividades empreendedoras no campo, tirando vantagem dos materiais locais e endógenos e conhecimento tradicional. O estabelecimento de uma cooperativa de artesanato, há quase trinta anos atrás, na aldeia de Campo Benfeito, resultou do esforço do Instituto de Assuntos Culturais que, através de uma série de formações sequenciais, foi capaz de orientar mulheres para trabalharem, coletivamente, na produção de produtos de moda e de casa, como um meio de promover o artesanato local e (por outro lado) revitalizar a área montanhosa. O estudo qualitativo aqui apresentado revela que a iniciativa das mulheres tem um impacte sustentável na aldeia, nomeadamente no apoio a outros projetos, como o Teatro Regional da Serra do Montemuro e unidades de alojamento, no estabelecimento do turismo rural, na fixação da população e na preservação da arquitetura e património cultural. 

 

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Pato, L., Breda, Z., & Figueiredo, V. (2015). O empreendedorismo feminino e a sustentabilidade local: o estudo de caso de uma iniciativa rural portuguesa. Revista Turismo & Desenvolvimento, (23), 119-128. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i23.11043
Secção
Artigos