Procura de estudantes por ensino superior em turismo e a perceção das questões de género em licenciatura em turismo

  • Manuel Salgado Instituto Politécnico da Guarda
  • José Martins Instituto Politécnico da Guarda
  • Sílvia Reis Instituto Politécnico da Guarda
Palavras-chave: Género, Turismo, Ensino Superior, Procura de estudantes, Emprego

Resumo

Os Estudos de Turismo são considerados como uma área científica autónoma no ensino superior (ES). Portanto, a nossa análise é baseada na sua evolução em Portugal e a realidade em relação às questões de género neste domínio científico. Esta pesquisa pretende entender algumas tendências na educação em turismo, especialmente no contexto nacional, as características da procura dos alunos das instituições de ensino superior (IES) em turismo e hospitalidade e, especificamente, a perceção das questões de género por estudantes da licenciatura Turismo e Lazer (TL). As IES portuguesas têm investido significativamente neste campo e, neste contexto de crescimento, analisamos a Escola de Turismo e Hotelaria (ETH) para compreender a sua orientação vocacional e as especificidades da procura educativa. A metodologia baseia-se numa revisão da literatura para contextualizar os paradigmas atuais em Turismo no ES e sua conexão com as questões de género. A análise da informação primária e secundária de indicadores-chave é sobre a oferta de cursos e a procura de alunos na ETH poderia ajudar a compreender o quadro institucional. Os dados primários foram obtidos com uma amostra intencional de alunos da licenciatura em TL. A estratégia de marketing da ETH poderia ser melhorada através do melhor conhecimento sobre o perfil dos alunos e para a adaptação da oferta educativa.

 

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Salgado, M., Martins, J., & Reis, S. (2015). Procura de estudantes por ensino superior em turismo e a perceção das questões de género em licenciatura em turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (23), 105-118. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i23.11035
Secção
Artigos