Medidas de promoção da igualdade de género no turismo: consciencialização e estratégias organizacionais

  • Carlos Costa Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro
  • Fiona Bakas Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro
  • Marília Durão Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro
  • Zélia Breda Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Igualdade de género, Consciencialização e sensibilização para as questões de género, Emprego em turismo, Gestores e líderes, Portugal

Resumo

Apesar da presença predominante de mulheres a trabalhar no setor do turismo, inúmeros fatores continuam a condicionar a sua progressão profissional e persistem ainda fortes desigualdades no mercado de trabalho. Tendo por base um recente projeto de investigação realizado em Portugal, à escala nacional, este estudo conjuga métodos de análise quantitativa e qualitativa para explorar os níveis de consciência das empresas e organizações do setor do turismo acerca das questões de género, bem como as estratégias organizacionais que foram implementadas com vista à redução de desigualdades no trabalho. Para tal, entre 2013 e 2014, foi disseminado um questionário online e foram organizados vários focus groups, direcionados para empresários, líderes e gestores de várias áreas de negócio do setor do turismo em Portugal. 
Em conformidade com o fenómeno da ‘invisibilidade’ de que as questões de género frequentemente se revestem, os resultados indicam que ainda prevalece uma certa dúvida e confusão na mente dos gestores de empresas do setor turístico, quando se trata de efetivamente identificarem situações de discriminação de género no local de trabalho. Como tal, medidas institucionais, que se crê terem a capacidade de dotar as trabalhadoras com maior flexibilidade no trabalho, acabam por contribuir para a perpetuação de papéis estereotipados de género relacionadas com tarefas domésticas e familiares. Ademais, verificou-se que as pequenas e médias empresas, que amplamente dominam o setor do turismo, têm problemas específicos na definição e implementação de medidas de igualdade de género. Um dos objetivos deste artigo reside, portanto, em contribuir para uma compreensão mais profunda das múltiplas verdades que, em cada contexto específico, estão implícitas nas oportunidades que são oferecidas a homens e mulheres em diferentes fases das suas carreiras. As conclusões deste estudo revestem-se de particular relevância para decisores políticos, reguladores e supervisores que procurem estimular a produtividade e a eficiência económica através da promoção da igualdade no mercado de trabalho.

 

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Costa, C., Bakas, F., Durão, M., & Breda, Z. (2015). Medidas de promoção da igualdade de género no turismo: consciencialização e estratégias organizacionais. Revista Turismo & Desenvolvimento, (23), 91-103. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i23.11033
Secção
Artigos