Práticas de responsabilidade social nos hotéis desde a perspetiva de género

  • María Dolores Sánchez-Fernández Universidade da Corunha
  • Paula Cristina Remoaldo Universidade do Minho
Palavras-chave: Género, Hotéis, Teoria institucional, Responsabilidade social, Mulher executiva

Resumo

Em 2012 realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi medir as variáveis das pressões institucionais (coerciva, normativa e mimética) que afetavam a implementação de práticas socialmente responsáveis. O objeto de estudo foram os hotéis de três, quatro e cinco estrelas, da Galiza e da Região do Norte de Portugal tendo sido entrevistados os gerentes de cada hotel. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário com o objetivo de obter as seguintes informações: as características do hotel, o perfil sociodemográfico dos entrevistados, os pilares institucionais e os indicadores de responsabilidade social empresarial voltados para o subsetor hoteleiro. 
A técnica utilizada na análise de dados foi o método de mínimos quadrados parciais. A amostra foi composta por 109 questionários correspondendo a uma taxa de respostas de 30%. Foi criado um modelo no qual se aplicou esta técnica e se analisaram as relações entre o contexto institucional e a responsabilidade social. Este estudo confirmou que as mulheres gerentes dão mais importância às questões sociais do que os homens, e também que os homens dão mais importância à dimensão económica da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Estes resultados podem contribuir para a incrementação representativa das mulheres em cargos diretivos nas empresas com orientação social.

 

 

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Sánchez-Fernández, M. D., & Remoaldo, P. (2015). Práticas de responsabilidade social nos hotéis desde a perspetiva de género. Revista Turismo & Desenvolvimento, (23), 49-58. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i23.11003
Secção
Artigos