A importância de investigar o papel do género na resiliência do turismo a uma crise económica

  • Fiona Bakas Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOP), Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Género, Resiliência, Turismo, Empreendedorismo, Crise económica, Grécia

Resumo

A resiliência, definida como a capacidade de um sistema para se recuperar de um choque ou perturbação (Martin, 2012), tem sido alvo de crescente atenção no contexto do turismo (Cochrane, 2010). Este artigo foca-se no modo como o turismo é resiliente a grandes desaires económicos, como a crise económica grega. Investigou-se o papel que o género desempenha na origem desta resiliência, examinando como as empreendedoras do setor turístico são resilientes a uma crise macroeconómica.
Durante a investigação, conduzida na Grécia entre Junho e Dezembro de 2012 durante uma crise macroeconómica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicou-se a observação participante, com o objetivo de analisar vinte empresários de artesanato turístico. Foi utilizada a análise temática para examinar as informações resultantes destas interações. A reprodução social, enquanto as atividades realizadas numa base diária e intergeracional para manutenção da vida humana, fornece uma lente matizada sobre os elementos políticos e económicos que influenciam o empreendedorismo feminino no turismo. 
Através da economia feminista, usada para avaliar criticamente a atual teorização do empreendedorismo, este artigo revela como o duplo papel das mulheres, enquanto cuidadoras e empreendedoras, lhes proporciona uma capacidade inerente de resistência aos choques sistémicos, uma vez que estão mais habituadas a lidar com a “crise”, tanto no seio da família, como quando equilibram a vida familiar e profissional. Observou-se ainda que os papéis femininos de cuidadoras e de não adesão às características empreendedoras “clássicas”, como assumir riscos, aumentam a resistência em tempos de crise económica. Isto sugere que práticas de empreendedorismo feminino no turismo podem produzir um antídoto” para alguns dos efeitos negativos da crise económica.

 

 

Publicado
2015-01-01
Como Citar
Bakas, F. (2015). A importância de investigar o papel do género na resiliência do turismo a uma crise económica. Revista Turismo & Desenvolvimento, (23), 21-35. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i23.10985
Secção
Artigos