Desafios na formação em turismo: estudo de caso no Rio Grande do Norte (Brasil)

  • Marcelo Chiarelli Milito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mabel Simone de Araújo Bezerra Guardia Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Cecília Meirelles Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Palavras-chave: Educação, turismo, interiorização, Currais Novos, UFRN

Resumo

O presente trabalho apresenta um diagnóstico acerca do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Currais Novos, cidade pertencente à região do Seridó Potiguar. Trata-se de um curso oriundo da política de macrodesenvolvimento regional, quanto ao turismo e à educação, e que enfrenta limitações que vão além do processo político implantado. O estudo do caso levantou dados do ensino no curso, identificou pesquisas e projetos de extensão que o permeiam e apontou dificuldades do ensino superior do Turismo na região. Os dados foram coletados em documentos oficiais, pesquisas realizadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, base de dados do Lattes, e do sistema acadêmico (SIGGA), além da observação participante da realidade vivenciada por parte dos autores. Diagnosticou-se que o curso, apesar de contar com pesquisas e projetos de extensão em crescimento, não está conseguindo manter alunos e professores de Turismo no interior, visto que a distância e o deslocamento precário afetam a educação e o turismo. 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Milito, M. C., Guardia, M. S. de A. B., & Cavalcante, C. M. (2016). Desafios na formação em turismo: estudo de caso no Rio Grande do Norte (Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 91-102. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i25.10877
Secção
Artigos