Determinantes de competitividade no turismo de negócios internacionais: uma análise exploratória de dados espaciais

  • Pedro Miguel Carvalho Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Miguel Ángel Márquez Universidade de Extremadura
  • Montserrat Díaz Universidade da Extremadura
Palavras-chave: MICE, turismo de negócios, convenções, reuniões, planeamento

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão dos fatores que influenciam o turismo de negócios à escala mundial, de forma a avaliar-se a competência turística dos países junto deste segmento e ser-lhes prescrito orientações que os auxiliem a conquistar quota de mercado a nível internacional. Para o desenvolvimento da investigação empírica, foi realizada uma análise exploratória de dados espaciais, com recurso ao software OPENGEODA 1.3.15 e recolhida uma amostra de 136 países mundiais relativos aos anos 2005 e 2009. A investigação revela que, para o desenvolvimento de políticas que visem estimular o crescimento das viagens e turismo de negócios, os decisores políticos e agentes económicos, devem desenvolver medidas que estimulem o investimento em capital fixo turístico e o turismo de lazer. Por outro lado, não devem tomar em consideração questões de natureza geográfica nas suas decisões estratégicas. No entanto, estas recomendações deverão ser testadas no contexto de uma futura análise confirmatória.

 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Carvalho, P. M., Márquez, M. Ángel, & Díaz, M. (2016). Determinantes de competitividade no turismo de negócios internacionais: uma análise exploratória de dados espaciais. Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 117-129. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i25.10873
Secção
Artigos