Motivações e perfis dos visitantes enogastronómicos: um estudo de caso do Município de Guimarães

  • Ricardo Gôja Universidade do Minho
  • Paula Remoaldo Universidade do Minho
Palavras-chave: Visitante, excursionista, turismo enogastronómico, perfil do visitante, motivações enogastronómicas

Resumo

O objetivo principal do presente estudo consiste em realizar uma caraterização do perfil do visitante enogastronómico do destino Guimarães, utilizando variáveis demográficas e comportamentais. Também almeja confirmar se são motivos enogastronómicos que estão subjacentes à visita a este destino. Por último, aferir se os visitantes realizam os dois tipos de turismo (o gastronómico e o enoturismo) e quais os motivos. A caraterização do perfil do visitante enogastronómico de Guimarães alicerçou-se na análise dos resultados de entrevistas realizadas entre 2014 e 2015 e do perfil e dos comentários dos visitantes dos estabelecimentos de restauração e das quintas de Guimarães do site do TripAdvisor. Concluiu-se que o perfil do visitante enogastronímico de Guimarães é semelhante ao do visitante da região Porto e Norte de Portugal, realizando vários tipos de turismo incluindo o enogastronómico. Este tipo de visitante é bastante exigente apreciando uma boa refeição num estabelecimento tranquilo e de boa qualidade. Também se verificou que o visitante gastronómico faz enoturismo e vice-versa.

 

Publicado
2016-01-01
Como Citar
Gôja, R., & Remoaldo, P. (2016). Motivações e perfis dos visitantes enogastronómicos: um estudo de caso do Município de Guimarães. Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 45-57. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i25.10863
Secção
Artigos